PIBID – NA SALA DE AULA E NO REFORÇO COM MATERIAL DIDÁTICO E JOGOS

Autores

  • Maria Doris Kolling UNOESC

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências do Projeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID). Esse projeto é uma articulação da Universidade e a Escola Pública para valorizar o magistério e proporcionar oportunidade singular aos acadêmicos matriculados no Curso de Licenciatura em Matemática da Unoesc – Unidade de Capinzal de vivenciarem o cotidiano da escola pública e contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem matemática das três unidades escolares envolvidas no projeto. O projeto do PIBID é desenvolvido por meio de aulas de reforço e/ou do acompanhamento dos acadêmicos bolsistas em sala de aula com o professor regente de matemática. As aulas de matemática ministradas pelo professor regente, com o acompanhamento dos acadêmicos bolsistas, proporcionam um apoio pedagógico com o uso de material didático confeccionado pelos bolsistas com metodologias diferenciadas para facilitar a assimilação dos conteúdos proporcionando, assim, aos alunos, uma aprendizagem de qualidade. Os professores regentes indicam os alunos com problemas de aprendizagem matemática para participar no contraturno de aulas de apoio pedagógico: o reforço. O projeto visa trabalhar nas aulas de matemática e no reforço com estratégias educacionais inovadoras com material didático e jogos que despertam o interesse do aluno pela matemática. A avaliação do projeto é considerada positiva, pois todos os educadores envolvidos reconhecem os avanços atingidos no processo de aprendizagem de seus alunos. O projeto é de dois anos (está sendo executado) e terá seu término previsto para julho de 2012.

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Como Citar

Kolling, M. D. (2011). PIBID – NA SALA DE AULA E NO REFORÇO COM MATERIAL DIDÁTICO E JOGOS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1218

Edição

Seção

Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação