FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GESTOR: DESAFIOS E DILEMAS DO SÉCULO XXI

Autores

  • Eliane Santana de Liz Souza UNIPLAC

Resumo

Este artigo visa apresentar os primeiros encaminhamentos de uma dissertação de mestrado cujo tema é a formação profissional do gestor. Este estudo provocado pela reflexão sobre as mudanças organizacionais e operacionais procura compreender o contexto atual da velocidade de informações, da globalização que integra a sociedade em rede e o mundo em vertiginosa mudança. Procuramos focalizar a formação dos gestores num momento em que os discursos sobre a Educação continuada e gestão humanizada ganharam o campo da discussão nacional e internacional. Educação Continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, sendo inerente ao desenvolvimento da pessoa humana no que diz respeito a aptidões, atitudes e valores, implicando o aumento da capacidade de discernir e agir. Por sua vez, o conceito de gestão está associado à mobilização de talentos e esforços coletivamente organizados, à construção de habilidades e competências. E, ainda, a um novo paradigma com orientação humanista que se estende pelas instituições de ensino, tornando-se um elemento fundamental no atendimento das novas exigências da sociedade. O objetivo será compreender o processo de formação dos gestores no Senac, SC, identificando suas principais habilidades e responsabilidades diante dos desafios da instituição e do século XXI. Para tanto, em razão da complexidade do tema considera-se a formação profissional dos gestores como um fator imprescindível à renovação dos aspectos de competências e habilidades profissionais como no fator de humanização. Esse artigo de revisão bibliográfica visa levantar as primeiras questões sobre a formação do gestor.

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Como Citar

Souza, E. S. de L. (2011). FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GESTOR: DESAFIOS E DILEMAS DO SÉCULO XXI. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1216

Edição

Seção

Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação