SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE: DESAFIOS À QUALIDADE

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider UNOESC

Resumo

O estudo insere-se no campo das políticas públicas em educação e possui vinculações com um projeto de pesquisa mais amplo, vinculado ao Programa Observatório da Educação (Capes/Inep) e que trata dos indicadores de qualidade do ensino fundamental. Caracteriza a situação educacional de um conjunto de 18 municípios da mesorregião Oeste do estado de Santa Catarina e os desafios para atingir metas nacionais traduzidas nos indicadores de qualidade da educação básica. Quanto ao levantamento dos dados e informações, os procedimentos compreendem (i) consulta às bases de dados educacionais visando ao levantamento de informações sobre a situação educacional dos municípios do corpus; (ii) apresentação dos seus indicadores de qualidade, nomeadamente pelos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e na Prova Brasil e (iii) análise qualitativa dos dados levantados objetivando apresentar desafios  à construção da qualidade educacional. No quadro de resultados evidencia-se um cenário preocupante no conjunto amostrado, uma vez que apenas três dos 18 municípios superaram a pontuação desejável na Prova Brasil em Matemática. No caso de Língua Portuguesa, esse percentual foi inferior. Apenas dois municípios apresentaram resultados considerados desejáveis. Definir o que se entende por qualidade e quais indicadores serão utilizados para aferi-la talvez seja o primeiro e mais premente desafio a ser enfrentado pelos municípios da mesorregião Oeste catarinense.

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Como Citar

Schneider, M. P. (2011). SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE: DESAFIOS À QUALIDADE. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1198

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação