EDUCAÇÃO E POLITICAS EDUCACIONAIS: ALGUMAS NOTAS SOBRE AS ORIENTAÇÕES (NEO)LIBERAIS

Autores

  • Eduardo Agostinho Comassetto UNOESC
  • Naidi Carmen Gabriel UNOESC

Resumo

Atualmente percebe-se que são muitas as políticas públicas voltadas ao monitoramento e à avaliação da Educação em âmbito nacional e internacional. Em especial, a Educação Básica demonstra ser prioridade para governos e organismos internacionais. Em virtude disto, o objetivo desse ensaio teórico é abordar os principais pressupostos liberais e neoliberais atinentes à educação realizando algumas reflexões sobre as políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Para tanto, abordam-se as concepções de Educação, a partir de escritos de Adam Smith, Friedrich Hayek e Milton Friedmamm, buscando perceber o desenvolvimento destas concepções e as relações com as políticas educacionais das últimas décadas, mais especificamente no campo da educação básica. Essa retrospectiva fomenta e embasa a discussão sobre as relações entre Estado e educação, tendo como eixo as políticas para educação e seu financiamento. As considerações finais apontam para a centralidade do papel da educação (principalmente a básica) para solucionar os problemas sociais e econômicos.

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Como Citar

Comassetto, E. A., & Gabriel, N. C. (2011). EDUCAÇÃO E POLITICAS EDUCACIONAIS: ALGUMAS NOTAS SOBRE AS ORIENTAÇÕES (NEO)LIBERAIS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1187

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação