INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Larissa Rodrigues
  • Suzzane Cristina Abido

Resumo

São infecções que afetam o sistema respiratório podendo ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou substância alergênicas e são responsáveis por considerável morbidade e mortalidade em seres humanos. O objetivo deste estudo é informar a população sobre as principais infecções respiratórias virais que acometem os seres humanos e sua forma de prevenção. A intervenção irá ser realizada na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde, na fila de espera de consultas, com auxílio de um folder explicativo que após a conversa irá ser entregue a cada usuário. Essa atividade irá se constituir em uma Educação em Saúde. Devido à gravidade da pandemia do convid-19 não foi possível realizar esta atividade na data que estava prevista. Resfriado: infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores, sua transmissão ocorre por meio de gotículas produzidas pela tosse ou espirros, ou pelo contato de mãos contaminadas. Gripe: é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. Se não tratada pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. Coronavírus: grande grupo viral que causam infecções respiratórias em seres humanos, sendo altamente patogênicos. A transmissão ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, o período de incubação pode ser de 2 a 14 dias. Conclui-se importância da lavagem das mãos e da vacinação como forma de prevenção das infecções respiratórias virais, sempre orientando a população sobre estes cuidados.

Palavras-chaves: Infecções. Respiratórias. Vírus. Transmissão



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., Rodrigues, L., & Abido, S. C. (2020). INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24153. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24153

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos