ENFERMAGEM NO CUIDADO DAS LESÕES POR PRESSÃO

ENFERMAGEM NO CUIDADO DAS LESÕES POR PRESSÃO

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução- As lesões por pressão ocorrem pela isquemia tecidual local, por conta da mudança de reflexo de dor, pela ocorrência de deficiências dos nutrientes e isso leva a necrose tecidual. Objetivo- Este trabalho tem como objetivo informar sobre a importância da enfermagem no manejo de lesões de pressão. Métodos- pesquisa de revisão de literatura, os artigos foram escolhidos em relação a temática dos cuidados de enfermagem para a prevenção de lesão por pressão, foi identificados muitos artigos sobre o tema, porém selecionados quatro que respondem ao objetivo da pesquisa, realizada em 20 de março de 2020. Resultados- Para o bom manejo das lesões por pressão sugere-se uma avaliação sistêmica de qualidade, avaliação clínica de enfermagem e localização anatômica da lesão e aplicação da escala de Braden possa se fazer necessária. Se o paciente já apresentar risco de lesão por pressão é sugerível como orientação básica a realização de inspeção diária da pele, mudando o decúbito, manter a pele do paciente hidratada, uso de barreiras protetoras da umidade excessiva e informar a família sobre cuidados para a prevenção de lesões de pressão. A prevenção é considerada meta de segurança do paciente e responsabilidade da equipe multidisciplinar de saúde, familiares e cuidadores. Outro fator importante é a alimentação que influencia diretamente o aparecimento das lesões, peso abaixo dos valores mínimos de normalidade aumentam a vulnerabilidade para formação de lesões por pressão, em contrapartida pacientes obesos, acamados de difícil mobilização pode lesionar os tecidos pela fricção. Conclusão – A enfermagem junto com a instituição de saúde deve buscar implementar protocolos de prevenção e avaliação de risco de lesões de pressão, incluindo identificação precoce dos fatores de risco e nutrição adequada, juntando ao tratamento de patologias associadas se identificadas. Palavras chaves: Lesão por pressão. Prevenção. Cuidados de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Frozza Salvi, E. S. (2020). ENFERMAGEM NO CUIDADO DAS LESÕES POR PRESSÃO : ENFERMAGEM NO CUIDADO DAS LESÕES POR PRESSÃO . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24301. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24301

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Artigos