CORRELAÇÃO DA DEPRESSÃO COM DEFICIÊNCIAS SISTÊMICAS JÁ EXISTENTES.

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução - Depressão é uma doença crônica psíquica, que consiste em um intermitente desequilíbrio emocional, seus sintomas são variados, mas sempre remetendo a avarias psicológicas e fisiológicas. Tal síndrome é avaliada a partir de graus do estado em que a pessoa se encontra, ajudando na escolha do tratamento que é feito via medicamentosa (antidepressivos), e com auxilio psicoterapêutico. Objetivo – Reconhecer quais são as avarias causadas por uma das doenças com maior causalidade em nossa sociedade e sua correlação com os demais sistemas do organismo. Métodos – Pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, realizada no mês de março de 2020. Para obtenção dos dados, utilizou-se de interpretação de três materiais apresentados pela Scielo nos anos de 2006, 2008 e 2014. Resultados - A carência hormonal presente na psicopatia depressão, está ligada a deficiência neuroendócrina, assim como a associação de problemas do sistema imune, psicológico e doenças crônicas como a artrite reumatoide, havendo o aumento de liberação de cortisol e diminuição de serotonina, desenvolvendo variados quadros de depressão. As formas de tratamento são vastas de acordo com o grau da psicopatia apresentada. Citosinas pró-inflamatórias tem influência na síntese de serotonina feito pelo triptofano, onde a mesma estimula outros aminoácidos com ação parecida com o triptofano causando uma competição dentro do sistema nervoso central. Conclusão – É clara a necessidade de maiores estudos afim de relacionar tais bases biológicas ligadas ao aumento do distúrbio e a busca terapêutica. Palavras chaves: Depressão. Tratamento. Antidepressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Frozza Salvi, E. S. (2020). CORRELAÇÃO DA DEPRESSÃO COM DEFICIÊNCIAS SISTÊMICAS JÁ EXISTENTES . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24299. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24299

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos