CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES DIABÉTICOS E COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SEGUINDO PROTOCOLO DE ENFERMAGEM

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Charlene Pompermaier
  • Fabiana Floriani
  • Vanessa Barrionuevo
  • Fernanda Pegoraro
  • Taise Valéria Trentin

Resumo

A hipertensão e a diabetes mellitus do tipo I e II são doenças crônicas não transmissíveis que pode acometer todas as pessoas, adquirir ou não está morbidade vai de cada um, buscar melhores hábitos alimentícios, praticar exercícios, cessar tabaco e álcool são algumas maneiras de prevenção. O tratamento varia de acordo com os resultado de exames e também de dos valores de referência obtidos de cada paciente podendo este tratamento ser farmacológico ou não. A presente intervenção que iremos relatar a seguir foi realizada com vinte (20) pacientes em uma determinada Unidade de Saúde do Oeste Catarinense, foi realizada por meio dos protocolos de consulta de enfermagem.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).
Publicado
27-10-2020
Como Citar
Frozza Salvi, E. S., Pompermaier, C., Floriani, F., Barrionuevo, V., Pegoraro, F., & Trentin, T. V. (2020). CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES DIABÉTICOS E COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SEGUINDO PROTOCOLO DE ENFERMAGEM . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e26604. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/26604
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Relatos de caso