CONSULTA DE ENFERMAGEM E INTERVENÇÃO REALIZADA AOS PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Charlene Pompermaier
  • Vanessa Barrionuevo
  • Fabiana Floriani
  • Andressa Pereira Ferreira
  • Gerald Ribeiro

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo a realização da consulta de enfermagem em pacientes com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um grave problema da saúde pública no Brasil e no mundo. Sua prevalência no Brasil segue entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos. A Diabetes Mellitus (DM) no Brasil, assume a 8ª posição, com prevalência de 4,6%, em 2000, e previsão para a 6ª posição, 11,3%, em 2030. Os fatores de risco para essas patologias estão relacionados aos hábitos alimentares e estilo de vida, e sedentarismo da população.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).
Publicado
27-10-2020
Como Citar
Frozza Salvi, E. S., Pompermaier, C., Barrionuevo, V., Floriani, F., Pereira Ferreira, A. ., & Ribeiro, G. (2020). CONSULTA DE ENFERMAGEM E INTERVENÇÃO REALIZADA AOS PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e26600. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/26600
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Relatos de caso