MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTES QUEIMADOS

MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTES QUEIMADOS

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

INTRODUÇÃO: O tratamento de queimaduras sempre foi um grande desafio devido aos diferentes níveis de gravidade das lesões. Entende-se por queimadura o quadro resultante da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo humano, as queimaduras são lesões decorrentes de agentes tais como a energia térmica, química ou elétrica. OBJETIVO: Apresentar os agentes tópicos, cremes, soluções e produtos naturais, que ajudam na cicatrização de queimaduras. METODOLOGIA: Foram avaliados artigos de pesquisa de bancos de dados, foi um levantamento dos últimos dez anos, os artigos foram selecionados pois tem uma explicação muito clara sobre o assunto. Onde foi identificado a importância do manejo de curativos. RESULTADOS E DISCUSÃO: A redução na mortalidade dos pacientes queimados tem sido possível devido a conduta inicial adequada realizada pela equipe de saúde, que levam em consideração os fatores referentes ao tipo de queimadura, profundidade e sua localização. na revisão, apresenta e demonstra uma variedade de curativos que vem sendo utilizado. Dentre eles, estão os curativos com prata, os hidrogéis, o substituto de pele espuma de silicone, curativo úmido e petrolato. Todos aceleram o processo cicatricial sendo que os mais utilizados são os curativos com prata. CONCLUSÃO: O tratamento das queimaduras envolve cuidados locais e sistêmicos. A resposta do organismo à queimadura irá depender do agente etiológico, da lesão e a extensão da queimadura quanto ao grau de comprometimento para minimizar a proliferação de bactérias. Palavras  Chave: Lesão.Pacientes.Queimadura.Cuidado.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).
Publicado
28-05-2020
Como Citar
Frozza Salvi, E. S. (2020). MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTES QUEIMADOS : MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTES QUEIMADOS . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24302. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24302
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos