MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTES QUEIMADOS

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

INTRODUÇÃO: O tratamento de queimaduras sempre foi um grande desafio devido aos diferentes níveis de gravidade das lesões. Entende-se por queimadura o quadro resultante da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo humano, as queimaduras são lesões decorrentes de agentes tais como a energia térmica, química ou elétrica. OBJETIVO: Apresentar os agentes tópicos, cremes, soluções e produtos naturais, que ajudam na cicatrização de queimaduras. METODOLOGIA: Foram avaliados artigos de pesquisa de bancos de dados, foi um levantamento dos últimos dez anos, os artigos foram selecionados pois tem uma explicação muito clara sobre o assunto. Onde foi identificado a importância do manejo de curativos. RESULTADOS E DISCUSÃO: A redução na mortalidade dos pacientes queimados tem sido possível devido a conduta inicial adequada realizada pela equipe de saúde, que levam em consideração os fatores referentes ao tipo de queimadura, profundidade e sua localização. na revisão, apresenta e demonstra uma variedade de curativos que vem sendo utilizado. Dentre eles, estão os curativos com prata, os hidrogéis, o substituto de pele espuma de silicone, curativo úmido e petrolato. Todos aceleram o processo cicatricial sendo que os mais utilizados são os curativos com prata. CONCLUSÃO: O tratamento das queimaduras envolve cuidados locais e sistêmicos. A resposta do organismo à queimadura irá depender do agente etiológico, da lesão e a extensão da queimadura quanto ao grau de comprometimento para minimizar a proliferação de bactérias. Palavras  Chave: Lesão.Pacientes.Queimadura.Cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Frozza Salvi, E. S. (2020). MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTES QUEIMADOS . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24302. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24302

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos