MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES VASCULARES

MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES VASCULARES

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: as lesões vasculares são lesões crônicas associadas à hipertensão venosa dos membros inferiores e em sua maior porcentagem, são muito comum e peculiares necessitando de diversos tipos de tratamento, sendo essencial para uma melhora, um tratamento adequando com um manejo de curativo correto. Objetivo: analisar bibliografias relacionadas ao manejo do curativo para paciente com lesões vasculares, uso de medidas alternativas para o correto tratamento. Metodologia: foi realizada a revisão de artigos bibliográficos, encontrados em no scielo e BVS, pesquisa feita no mês de abril de 2020, sendo identificado entorto de dez artigos referente ao assunto, porem selecionado apenas três artigos entre os anos de 2002 a 2018 , tendo como critério os artigos que mais tratavam especificamente sobre o assunto, estando mais atualizados. Resultado: Remover o exsudato, manter alta umidade entre a ferida e o curativo, permitir trocas gasosas, fornecer isolamento térmico, realizar a limpeza da lesão, remover a cobertura anterior, de forma não traumática e realizar o desbrida mento, são essenciais para uma tratamento adequado visando uma boa cicatrização, juntamente com coberturas especificas sendo a terapia compressiva elástica ou inelástica o método mais recomendado para o tratamento das úlceras venosas, em particular a bota de Unna, a qual é enfatizada pela sua eficácia na redução do edema e na cicatrização. Conclusão: Para o tratamento , a avaliação correta da classificação dos diversos tipos de lesão venosa é fundamental para que possa ser utilizado o tipo de cobertura adequada. Palavras chave: Lesões Crônicas. Terapia compressiva. Cicatrização. 

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).
Publicado
28-05-2020
Como Citar
Frozza Salvi, E. S. (2020). MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES VASCULARES : MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES VASCULARES . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24300. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24300
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos