MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES DIABÉTICAS EM MEMBROS INFERIORES.

MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES DIABÉTICAS EM MEMBROS INFERIORES.

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Diabetes Mellitus, é uma doença comum na maior idade. Dentre todas as complicações que a doença causa, as lesões nos pés se tornam frequentes, causando úlceras, infecções e gangrena, popularmente conhecido como Pé Diabético. O Objetivo foi estudar o manejo para a realização de curativos em indivíduos com Pé Diabético. A pesquisa foi realizada em 4 artigos e 1 revista, no mês de março de 2020. As fontes foram escolhidas por manterem um padrão de protocolo a ser seguido mundialmente pela área da saúde. Resultados: observou-se que a doença se tornou frequente e diante disso foi criado um protocolo para pé diabético, comprovado cientificamente, portadores de DM, devem realizar anualmente uma avaliação, objetivando uma atuação multidisciplinar, para que se possa estabelecer um plano terapêutico efetivo, elaborando um plano de cuidados individualizado juntamente com complicações mais graves. O manejo básico é a limpeza regular associada à proteção local, cobertura apropriada, aplicação de curativo oclusivo e calçado adequado, debridamento, proteção do leito de cicatrização, atentando-se para quadro de infecção.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).
Publicado
27-05-2020
Como Citar
Frozza Salvi, E. S. (2020). MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES DIABÉTICAS EM MEMBROS INFERIORES.: MANEJO DE CURATIVO PARA PACIENTE COM LESÕES DIABÉTICAS EM MEMBROS INFERIORES. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24283. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24283
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos