SAÚDE NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

  • Júlia Rossetto Marchetti UNOESC
  • Lidemar Mendes dos Santos
  • Luana Agnoletto Reis

Resumo

INTRODUÇÃO: O PSE (Programa SAÚde na Escola), contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à SAÚDe, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede PÚBlica de ensino. OBJETIVO: Detectar o mais precoce possível, os agravos à SAÚDe por meio de um olhar cuidadoso e singular; preconizar a continuidade do cuidado, quando necessária. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência onde reuniram-se estagiário de Enfermagem da Unoesc Xanxerê e alunos do curso Técnico em Enfermagem do SENAC, juntamente com a equipe de SAÚDe, em uma escola municipal de um município do Oeste Catarinense para aplicação de testes. RESULTADOS: Atividade realizada em uma escola de ensino fundamental com aproximadamente 400 alunos do período matutino, crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. Avaliado saÚde bucal, teste de Snellen, caderneta de vacinação, onde constatou-se algumas alterações nos testes e avaliações, nesses casos fornecido encaminhamento para a UBS dar continuidade ao cuidado. CONCLUSÃO: Essa é a realidade de trabalho da equipe de SAÚde que aponta boas perspectivas para o trabalho em conjunto com a escola, convergente com as diretrizes do Sistema Único de SaÚDe e do PSE, essa estratégia se apropria de vários pontos positivos o que representa um mecanismo mais simples, barato e inteligente de atenção à SAÚDe na escola, isso contribuirá ao bom desenvolvimento do aluno.

Publicado
18-05-2020
Como Citar
Marchetti, J. R., Mendes dos Santos, L., & Agnoletto Reis, L. (2020). SAÚDE NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24176. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24176
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos