INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Larissa Rodrigues
  • Suzzane Cristina Abido

Resumo

São infecções que afetam o sistema respiratório podendo ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou substância alergênicas e são responsáveis por considerável morbidade e mortalidade em seres humanos. O objetivo deste estudo é informar a população sobre as principais infecções respiratórias virais que acometem os seres humanos e sua forma de prevenção. A intervenção irá ser realizada na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde, na fila de espera de consultas, com auxílio de um folder explicativo que após a conversa irá ser entregue a cada usuário. Essa atividade irá se constituir em uma Educação em Saúde. Devido à gravidade da pandemia do convid-19 não foi possível realizar esta atividade na data que estava prevista. Resfriado: infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores, sua transmissão ocorre por meio de gotículas produzidas pela tosse ou espirros, ou pelo contato de mãos contaminadas. Gripe: é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. Se não tratada pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. Coronavírus: grande grupo viral que causam infecções respiratórias em seres humanos, sendo altamente patogênicos. A transmissão ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, o período de incubação pode ser de 2 a 14 dias. Conclui-se importância da lavagem das mãos e da vacinação como forma de prevenção das infecções respiratórias virais, sempre orientando a população sobre estes cuidados.

Palavras-chaves: Infecções. Respiratórias. Vírus. Transmissão



Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).
Publicado
13-05-2020
Como Citar
Frozza Salvi, E. S., Rodrigues, L., & Abido, S. C. (2020). INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS : INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS VIRAIS . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24153. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24153
Edição
Seção
Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos