A NOÇÃ0 DE SUJEITO: PONTOS DE APROXIMAÇÃO E PONTOS DE DISTANCIAMENTO

Autores

Resumo

Apresenta-se aqui a produção de resenha temática que se propõe a discutir a noção de sujeito - pontos de aproximação e pontos de distanciamento - sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso de vertente francesa. Os  textos que concedem suporte teórico à esta produção evidenciam o encontro necessário de historiadores, linguistas e psicanalistas pois, conforme Pêcheaux (2009), faz-se necessário tocar o triplo real da língua, da história, do inconsciente. Nesse sentido, com Orlandi (2001) compreende-se que a noção de sujeito está imbricada com a linguagem e com a história, em seu movimento, em suas rupturas e em seus deslocamentos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Lorenset, R. B. C. (2020). A NOÇÃ0 DE SUJEITO: PONTOS DE APROXIMAÇÃO E PONTOS DE DISTANCIAMENTO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24020. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24020

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Inserção na comunidade