BUILDING SHEET TREE: ARQUITETURA COMERCIAL SUSTENTÁVEL

Autores

  • Eliano Carnieletto
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

Frente às novas tendências da arquitetura, as edificações sustentáveis ou de alto desempenho ganham força na projeção do urbanismo mundial. Para tanto, a Certificação Internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) balizam como um Selo Verde os projetos contemporâneos, aliando a sustentabilidade sob os requisitos criteriosos de avaliação, unindo a técnica e normativas. Para pensar a temática proposta, os estudos bibliográficos e de casos nortearam às práticas sustentáveis aplicadas a arquitetura, onde foram analisados autores e quatro edificações quanto aos materiais e conceitos utilizados, bem como as tecnologias empregadas. Partindo destes preceitos elencados anteriormente, definiu-se o partido arquitetônico e o conceito a serem trabalhadas para uma edificação Comercial na cidade de Chapecó (SC), sob um elemento regional, as folhas de Erva-mate, aliando história, cultural e a sustentabilidade, brotando assim, a edificação denominada Building Sheet Tree (Edificação Folha de Árvore). O terreno, localizado no centro da cidade de Chapecó (SC), envolve um misto de história regional com a possibilidade de desenvolver um marco na arquitetura, porém respeitando as condicionantes ambientais de topografia, vegetação, iluminação e insolação, ainda hierarquização de vias, legislação e índices construtivos. O anteprojeto ainda previu o programa de necessidades, a setorização, o estudo de manchas, o organograma e o fluxograma, estes para melhor idealizar a sequencia de projeção da edificação. Assim, o denominador foram as práticas de sustentabilidade, o alto desempenho da edificação e a história regional conectada a cidade, sob a contextualização do assunto, olhar crítico e uma possibilidade de transcender a arquitetura tradicional.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Desempenho. Edificação. Arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2017). Linha de pesquisa sustentabilidade em organizações. Pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas públicas. Formado em curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC (2007). Atua como coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas na Unoesc Xanxerê. Professor de dos componentes curriculares de projeto arquitetônico, planejamento urbano e tecnologia do urbanismo. Pesquisador nas áreas de Sustentabilidade em Organizações e Projetos na área de arquitetura, urbanismo, design e tecnologias associadas (membro do grupo de pesquisa). Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOESC ? Xanxerê. Realizou consultoria em diversos municípios nas áreas de Planejamento Urbano, Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territoriais. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento e gestão territorial, Planejamento e gestão de infraestrutura urbana, planejamento do desenvolvimento e sustentabilidade e desenvolvimento regional, projetos de arquitetura e execução de obras arquitetônicas.Também atua como cervejeiro caseiro artesanal.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Carnieletto, E. ., & Ferreira, A. S. (2019). BUILDING SHEET TREE: ARQUITETURA COMERCIAL SUSTENTÁVEL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 4, e23174. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/23174

Edição

Seção

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Resumos expandidos