MATERNIDADE E CLÍNICA DE ATENÇÃO À MULHER: UMA PROPOSTA PARA FAXINAL DOS GUEDES (SC).

Autores

  • Mônica Colla Unoesc
  • Sandra Margarete Abello Professora da Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

Este projeto de pesquisa objetivou embasar o anteprojeto arquitetônico de
uma Clínica de Saúde da Mulher e Maternidade, através de uma arquitetura
diferenciada que dissemine a prática de humanização do parto e resgate o
caráter da mulher neste processo. Atribui-se a Arquitetura um papel
fundamental neste contexto, para a construção de um ambiente que esteja
de acordo com a normas e legislações, bem como atenda às necessidades
de seus usuários. Apesar da complexidade do programa, ao utilizar os
conceitos da humanização é possível modificar a percepção do
estabelecimento de saúde, que neste trabalho trata-se principalmente do
período de gestação, parto e puerpério. Partindo do embasamento teórico,
fica notável a importância de um estabelecimento destinado ao cuidado da
saúde da mulher, tornando relevante o presente estudo. Apresenta-se uma
investigação teórica sobre os

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Colla, Unoesc

Arquiteta e Urbanista formada pela Unoesc 2016

Sandra Margarete Abello, Professora da Unoesc

Possui graduação em Graduação Em Pintura Escultura e Ou Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (1988), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011) e mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade do Contestado (2001). Defendeu doutorado em 8.01.2016. em Belas Artes pela Universidad do País Vasco - Bilbao Espanha na área do Desenho na linha de Pesquisa da Imagem impressa. Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP e da Unidade Central de Educação Faem faculdades - UCEFF. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da arte, arte, arte educação, gravura e alfabetização visual, pratica de ensino, estágios e metodologias do ensino da arte. Trabalha ainda nos cursos de Design e Arquitetura da UNOESC e da UCEFF Atua como professora da Educação Básica na Escola Colegio e Faculdades Santa Rita, disciplina de Arte. Faz parte do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Artes Visuais,Educação e Cultura-GEPAVEC - UEPG (pesquisador), GEPEAV- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Artes Visuais - UFSM (pesquisador), Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural - GEPPAC - UNOESC 

Referências

COELHO, Guilherme. A arquitetura e a assistência ao parto e nascimento:

humanizando o espaço, 2003. Dissertação(mestrado) -

UFRJ/PROARQ/Programa de Pós-graduação em Arquitetura, 2003. Disponível

em<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/monografias/arquitetura_assistencia_parto_nascimento.pdf> Acessado em: 25 mar. 2015.

ELIZALDE, Etiene Pinto; GOMES, Luciane da Silva. A importância de projetos Arquitetônicos no Planejamento do Ambiente Hospitalar. 2009. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/cccss/05/pesg.htm>. Acesso em: 27 mar. 2015.

LOPES, Maria Alice; MEDEIROS, Luciana de. Humanização hospitalar: origem, uso e banalização do termo. Natal/RN. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, 2003.

SANTOS, Mauro; BURSZYN, Ivani. Saúde e arquitetura: caminhos para a humanização dos ambientes hospitalares. 1. Ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.

Downloads

Publicado

2017-07-19

Como Citar

Colla, M., Abello, S. M., & Ferreira, A. S. (2017). MATERNIDADE E CLÍNICA DE ATENÇÃO À MULHER: UMA PROPOSTA PARA FAXINAL DOS GUEDES (SC). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e14166. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/14166

Edição

Seção

ACH Artigos