IMPORTÂNCIA DA QUIRALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS

Autores

  • Franciane Senger Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vanessa Cristina Baseggio Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Santin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thaiz Mota Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fabiola Dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Entre os fármacos a venda em nosso país, muitos são quirais. Os fármacos quirais são aqueles que têm na sua estrutura um ou mais carbonos quirais, isto é, carbonos que têm quatro ligações diferentes e com imagem especular não sobreponível. Esse par de moléculas que são a imagem ao espelho uma da outra e não são sobreponíveis, chamamos de enantiômeros. Esta inerente orientação espacial diversa dos enantiômeros, pode ser responsável pela diminuição do efeito biológico pretendido, à sua total supressão ou um efeito biológico adverso. Esta pesquisa teve como objetivo reconhecer a importância da quiralidade no desenvolvimento de medicamentos. Teve-se como base da pesquisa o banco de dados cientifico PubMed e Google acadêmico. Um exemplo que denota a importância da avaliação da quiralidade durante o processo de desenvolvimento de medicamentos é a talidomida. A tragédia ocorrida com a talidomida, na qual inúmeras gestantes que utilizaram o medicamento tiveram filhos sem determinados membros ou deformados, exaltou a importância desse tipo de estudo. Na talidomida, cada um dos enantiômeros tem propriedades biológicas distintas, onde um dos enantiômeros possuía propriedades sedativas e antieméticas, e o outro possuía propriedades teratogênicas. Isso se deve, a talidomida ser um composto quiral. Após o evento da talidomida, houve grande atenção da comunidade científica sobre a importância da quiralidade. Atualmente, um grande número de fármacos presentes nas farmácias são quirais, ressaltando a importância da continuidade dos estudos, elevando o conhecimento nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARREIRO, Eliezer J.; FERREIRA, Vitor. F.; COSTA, Paulo R. R.. Substâncias enantiomericamente puras (sep): a questão dos fármacos quirais. Rio de Janeiro – RJ. Química nova, 1997.

LIMA, Vera Lucia Eifler. Os fármacos e a quiralidade: uma breve abordagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Av. Ipiranga 2752 - 90610-000 - Porto Alegre – RS, 1996/1997.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Senger, F., Baseggio, V. C., Santin, S., Mota, T., & Dos Santos, F. (2017). IMPORTÂNCIA DA QUIRALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13500. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13500

Edição

Seção

ACV Resumos