UM LUGAR, UMA IDENTIDADE, UM RESGATE: ANTEPROJETO PARA NOVA SEDE DO CORAL ARAUTOS DO GRANDE REI
Resumo
Este artigo é um recorte da monografia que versa sobre o anteprojeto denominado Sede para o Coral Arauto do Grande Rei - Xaxim/SC. A estruturaçao desse, traz em sua fundamentação teórica a relevância do entendimento que o canto coral tem no contexto histórico, as diferentes tipologias do coro, bem como a formação do Coral Arauto do Grande Rei. Ainda, serão expostos os procedimentos metodológicos e a contribuição dos estudos de caso na formação geral do anteprojeto. Após, se constituirá a apresentação dos resultados da pesquisa, expondo dados teóricos e fáicos do anteprojeto proposto. Na finalização será apresentada, de forma resumida e por meio de imagem, o resultado de todo processo criativo, construtivo e plástico do anteprojeto. A metodologia da pesquisa é de ordem bibliográfica, embasada em estudo de caso, culminando assim com o problema de: Como fazer um anteprojeto arquitetônico de forma que integre a aprendizagem do canto e demais atividades que estão inseridas nos serviços oferecidos pelo Coral Arauto do Grande Rei? Objetivou-se assim aumentar o espaço físico, integrando as diferentes oficinas e estabelecendo um local apropriado para o ensino do canto.Downloads
Referências
CARVALHO, D.; CARVALHO, D. D. . A RELEVÂNCIA DA MÚSICA CONGREGACIONAL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL. Teologia e Espiritualidade, v. 5, p. 1-10, 2015.
CESAR, A. M. R. V. C.. Método do Estudo de Caso (Case studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. REMAC. Revista Eletrônica Mackenzie de Casos, São Paulo - Brasil, v. 1, n.1, p. 1, 2005.
FRANCISCANOS, Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. 2012. Disponível em:<http://www.franciscanos.org.br/?p=30191>Acesso em: 27 abr. 2016.
FERNANDES, A.; KAYAMA, A., ÖSTERGREN, E. O regente moderno e a construção da sonoridade coral: interpretação e técnica vocal. Per Musi, Belo Horizonte, n.13, p.33-51. 2006.
GIGA, Idalete. O simbolismo no canto gregoriano. Universidade de Coimbra. FLUC – Faculdade de Letras.REVISTA HVMANITAS- Vol. L. p. 347-368. Portugal. (1998).
PIRES, Maria Coeli Simões, A proteção do patrimônio cultural. Jornal Estado de Minas. Ed. 26 set. 2011. Disponível em:<http://www.mariacoeli.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Artigo-Patrim%C3%B4nio-Cultural-Jornal-Estado-de-Minas-Maria-Coeli.pdf > Acesso em: 17 mar. 2016.
SANTOS, Bruno Silva. O CANTO CORAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL: análise e catalogação a partir das publicações nos anais da ABEM e da ANPPOM, e na revista da ABEM e revista OPUS (2009 a 2013). Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado em música – Licenciatura. 2014.
ZANETTI , Vanda Augustin Heidt. Sede para o Coral Arauto do Grande Rei - Xaxim/SC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Xanverê. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.