UM LUGAR, UMA IDENTIDADE, UM RESGATE: ANTEPROJETO PARA NOVA SEDE DO CORAL ARAUTOS DO GRANDE REI

Autores

Resumo

Este artigo é um recorte da monografia que versa sobre o anteprojeto denominado Sede para o Coral Arauto do Grande Rei - Xaxim/SC. A estruturaçao desse, traz em sua fundamentação teórica a relevância do entendimento que o canto coral tem no contexto histórico, as diferentes tipologias do coro, bem como a formação do Coral Arauto do Grande Rei. Ainda, serão expostos os procedimentos metodológicos e a contribuição dos estudos de caso na formação geral do anteprojeto. Após, se constituirá a apresentação dos resultados da pesquisa, expondo dados teóricos e fáicos do anteprojeto proposto. Na finalização será apresentada, de forma resumida e por meio de imagem, o resultado de todo processo criativo, construtivo e plástico do anteprojeto. A metodologia da pesquisa é de ordem bibliográfica, embasada em estudo de caso, culminando assim com o problema de: Como fazer um anteprojeto arquitetônico de forma que integre a aprendizagem do canto e demais atividades que estão inseridas nos serviços oferecidos pelo Coral Arauto do Grande Rei? Objetivou-se assim aumentar o espaço físico, integrando as diferentes oficinas e estabelecendo um local apropriado para o ensino do canto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

Referências

CARVALHO, D.; CARVALHO, D. D. . A RELEVÂNCIA DA MÚSICA CONGREGACIONAL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL. Teologia e Espiritualidade, v. 5, p. 1-10, 2015.

CESAR, A. M. R. V. C.. Método do Estudo de Caso (Case studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. REMAC. Revista Eletrônica Mackenzie de Casos, São Paulo - Brasil, v. 1, n.1, p. 1, 2005.

FRANCISCANOS, Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. 2012. Disponível em:<http://www.franciscanos.org.br/?p=30191>Acesso em: 27 abr. 2016.

FERNANDES, A.; KAYAMA, A., ÖSTERGREN, E. O regente moderno e a construção da sonoridade coral: interpretação e técnica vocal. Per Musi, Belo Horizonte, n.13, p.33-51. 2006.

GIGA, Idalete. O simbolismo no canto gregoriano. Universidade de Coimbra. FLUC – Faculdade de Letras.REVISTA HVMANITAS- Vol. L. p. 347-368. Portugal. (1998).

PIRES, Maria Coeli Simões, A proteção do patrimônio cultural. Jornal Estado de Minas. Ed. 26 set. 2011. Disponível em:<http://www.mariacoeli.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Artigo-Patrim%C3%B4nio-Cultural-Jornal-Estado-de-Minas-Maria-Coeli.pdf > Acesso em: 17 mar. 2016.

SANTOS, Bruno Silva. O CANTO CORAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL: análise e catalogação a partir das publicações nos anais da ABEM e da ANPPOM, e na revista da ABEM e revista OPUS (2009 a 2013). Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado em música – Licenciatura. 2014.

ZANETTI , Vanda Augustin Heidt. Sede para o Coral Arauto do Grande Rei - Xaxim/SC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Xanverê. 2016.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Heidt Zanetti, V. A., Rodrigues do Espírito Santo, E., & Bolzan Lunkes, R. (2017). UM LUGAR, UMA IDENTIDADE, UM RESGATE: ANTEPROJETO PARA NOVA SEDE DO CORAL ARAUTOS DO GRANDE REI. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13350. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13350

Edição

Seção

ACH Artigos