LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Aline Fernanda Gamba Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Resumo

Neste Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras há o relato e a análise da atuação docente de Estágio em Língua Portuguesa,  nos anos de 2015 e 2016,  em duas escolas públicas de Educação Básica da rede estadual: EEB Joaquim Nabuco e EEB Presidente Artur da Costa e Silva, ambas no município de Xanxerê (SC). As etapas que constituem o Estágio Curricular possuem o objetivo de permitir aos acadêmicos a exteriorização da prática docente nas instituições de ensino, ou seja, consentir ao acadêmico sua atuação como professor-estagiário por um tempo determinado. Durante essa intervenção, a problemática que norteou o referencial teórico, o planejamento de ensino e o desenvolvimento das atividades em sala de aula buscou articular leitura e interpretação textual, partindo do pressuposto que a leitura habitual e espontânea auxilia gradativamente os discentes a analisarem, escreverem e oralizarem textos. Considerou-se que, por meio da utilização da sequência didática para o desenvolvimento das aulas, a tarefa de articular leitura e interpretação textuais ocorreu de maneira positiva no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se que o Estágio – etapa de extrema importância para a jornada do aluno-professor - possibilita a vivência, ainda que por tempo restrito, do ambiente escolar, contribuindo com a futura  atuação profissional do acadêmico que, por meio de reflexão crítica,  constrói sua identidade,  vislumbrando  futuras ações pedagógicas do professor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Aline Fernanda Gamba, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa, pela Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Gamba, A. F. (2016). LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12905. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12905

Edição

Seção

ACH Resumos