A (RE)ESCRITA COMO ARTIFÍCIO PARA A AQUISIÇÃO DA AUTONOMIA, DA CRITICIDADE E DA COMPETÊNCIA DO ALUNO EM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Roberta Bianchi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elenice Berguer

Resumo

O presente trabalho que segue é o resultado do período de observação e intervenção docente. Apresenta-se a análise das observações e da prática docente que foi aplicada realizada na Escola de Educação Básica Professor Iracy Tonello, em Xanxerê (SC), durante as 6ª, 7ª e 8ª fases da graduação, nos anos de 2015 e 2016. O estágio de observação e regência proporcionou ao acadêmico uma verdadeira visão do papel do docente em relação à sala de aula, proporcionando um confronto entre teoria e prática. Durante o processo de observação, elencou-se uma problemática que norteou o referencial teórico e o planejamento das aulas, sendo como tema: Como despertar no aluno o gosto pela leitura, possibilitando uma reescrita de qualidade. Para desenvolver o plano de ensino foi utilizada como metodologia a sequência didática, sendo possível desenvolver com os alunos a leitura, seguido da interpretação dos textos, visando a uma internalização do conteúdo seguido de uma melhor acomodação dos temas trabalhados. Conclui-se que o estágio de observação e regência deixaram marcas significativas na vida da acadêmica, possibilitando um confronto real entre a teoria e a prática, as quais vem acrescentar uma melhor preparação para a vida docente.

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Biografia do Autor

Roberta Bianchi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da área de Ciências da Humanidade

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bianchi, R., & Berguer, E. (2016). A (RE)ESCRITA COMO ARTIFÍCIO PARA A AQUISIÇÃO DA AUTONOMIA, DA CRITICIDADE E DA COMPETÊNCIA DO ALUNO EM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12894. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12894

Edição

Seção

ACH Resumos