AÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIA: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA

Autores

  • Roberta Bianchi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daiane Luzia Tobias

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa (LP) e Literatura – nos ensinos fundamental e médio –, ocorreu na Escola de Educação Básica Dom Vital, na cidade de Ponte Serrada (SC). E teve por objetivo refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos e sua contribuição para organização do trabalho didático. A proposta de trabalho traz reflexões na ação pedagógica e uma nova práxis na escola em relação aos instrumentos utilizados em prol da leitura e da escrita, elencando alguns desafios e possibilidades na prática docente. Assim, após a observação e a elaboração de uma problemática, foi iniciada a docência em Língua Portuguesa no ensino fundamental, sempre com intuito de incentivar à leitura e escrita, através dos recursos tecnológicos. Depois, a mesma disciplina foi ministrada no ensino médio, sendo que, nesse momento, a disciplina de LP foi complementada pela Literatura, a qual tornou possível atuar mais sobre a problemática quanto às estratégias que o professor de Língua Portuguesa pode lançar mão para que o aluno passe a dar mais relevância para a leitura e a escrita remetendo-se às habilidades cibernéticas como métodos de ensino para que quando possível o professor utilize-as e que sane alguns dos problemas existentes na prática pedagógica vivenciada no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Roberta Bianchi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da área de Ciências da Humanidade

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Bianchi, R., & Tobias, D. L. (2016). AÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIA: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12892. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12892

Edição

Seção

ACH Resumos