PERFIL VACINAL E CONHECIMENTO SOBRE A HEPATITE B DOS ALUNOS DE FARMÁCIA DA UNOESC VIDEIRA

Autores

  • Thaise Krug UNOESC
  • Bibiana Paula Dambrós Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina
  • Elisandra Minotto UNOESC
  • Ana Paula Scherer de Brum UNOESC

Resumo

Avaliou-se a condição vacinal e o conhecimento sobre a doença da hepatite B dos acadêmicos do curso de Farmácia da UNOESC Videira. Quarenta e sete acadêmicos atenderam o critério de inclusão do estudo (42 mulheres e 5 homens). Destes 82,9% apresentavam idade entre 17 e 23 anos. Vinte e nove acadêmicos (61,7%) possuíam o conhecimento sobre a doença da hepatite B. A maioria (63,8%) afirmaram verbalmente ter recebido a vacina, sendo que o esquema vacinal completo pôde ser confirmado para 95,8% dos acadêmicos, após análise da carteira. Quarenta e dois acadêmicos (89,4%) informaram que a universidade exigiu a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula, porém 83,4% não lembravam quantas doses foram exigidas. Dessa forma, sugere-se a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação mais de uma vez, durante o curso, pelos acadêmicos e a implantação do teste sorológico (anti-HBs) a fim de contribuir para a própria proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Paula Dambrós, Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina

Formada na área da saúde como Farmacêutica-Bioquímica pela UFSC, possui mestrado em Biotecnologia também pela UFSC. Trabalhou por 12 anos na área de pesquisa e desenvolvimento, esteve envolvida em 3 projetos Genomas, trabalhou na  Empresa de Biotecnologia FK-biotecnologia, no laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul como com  diagnóstico do vírus do H1N1 e Dengue, há 2 anos está inserida na docência ministrando aula nas áreas da saúde.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Krug, T., Dambrós, B. P., Minotto, E., & Scherer de Brum, A. P. (2017). PERFIL VACINAL E CONHECIMENTO SOBRE A HEPATITE B DOS ALUNOS DE FARMÁCIA DA UNOESC VIDEIRA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 2, e13249. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/13249

Edição

Seção

ACV Resumos