A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO COMUNICATIVA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elidiane Souza
  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira

Resumo

O presente artigo objetivou demonstrar a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem e na formação comunicativa dos alunos da Educação Básica. O objetivo geral é estimular o processo de ensino e aprendizagem e a formação comunicativa dos alunos de Educação Básica a partir de uma prática pedagógica que envolva a ludicidade. Sabe-se que este é um tema bastante abrangente e discutido nos cursos de licenciatura, necessitando de um maior aprofundamento. A prática de estágio foi realizada na Escola de Educação Básica Municipal Erci Dick, localizada no município de Monte Carlo, SC, na turma do 1º ano, com alunos na faixa etária entre seis e sete anos. Os resultados do estudo revelam que a ludicidade como recurso para o processo de ensino e aprendizagem exerce um papel significativo na formação do educando, estimulando o desenvolvimento dos diferentes aspectos, cognitivo, motor, afetivo e também, da formação comunicativa dos alunos, que é um dos principais objetivos do estudo, pois, a partir dos jogos e brincadeiras, as crianças se permitem arriscar, aprender sem medo de errar, elevando assim a possibilidade e a qualidade do ensino a ser adquirido.

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Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Souza, E. ., & Vieceli, G. (2020). A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO COMUNICATIVA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e26138. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/26138

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos