ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Filipi

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o nível de estresse ocupacional nos
professores do ensino fundamental das escolas municipais de Videira, SC,
utilizando a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e questionário
sociodemográfico e ocupacional, com 75 professores. Resultados: 76%
possuem especialização, 53% de 1 a 10 anos de docência, 80% apenas um
emprego e 80% trabalham de 21 a 40 horas semanais, 59% recebem entre 1
a 3 salários mínimos, 45% não praticam nenhum tipo de exercício. Quanto ao
nível de estresse no trabalho e aspectos de trabalho 26% dos professores
apresentam entre 21 e 30 pontos e 32% apresentam entre 51 e 60 pontos.
Conclui-se que a profissão de professor é papel de grande responsabilidade,
além da carga horária excessiva, trabalhos em turnos diversos, quantidade
de atividades fora do período de trabalho, fazem com que aumente sua
exposição aos agentes estressores.

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Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Professora e Coordenadora do Curso de Educaçao Física da área de Ciencias da  Saúde

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Publicado

2020-07-18

Como Citar

Zago, E. A., & Recco, F. (2020). ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e24801. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/24801

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Artigos