A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Geraldo Vieceli Unoesc - Videira
  • Débora Jackeline BENKER

Resumo

A psicomotricidade tem como objetivo central estudar o homem a partir de seu corpo em movimento, estimulando os aspectos físicos, mentais, afetivos, emocionais e socioculturais. Trabalhar com atividades psicomotoras na educação básica é garantir o pleno desenvolvimento da criança, proporcionando estratégias diferenciadas dentro do contexto escolar. O trabalho em pauta refere-se aos resultados dos Estágios Curriculares Supervisionados em Pedagogia, realizados na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no ano de 2018. O estudo foi desenvolvido primeiramente por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados a partir de observações, para assim iniciar as práticas docentes com ênfase em atividades que estimulassem a coordenação motora, a lateralidade, a noção espaço-temporal, o ritmo, a expressão, o equilíbrio e a valorização da linguagem corporal. Os planos de aula foram organizados e direcionados de acordo com a faixa etária dos alunos, propiciando interação, socialização e respeito com o outro por meio de atividades lúdicas com o corpo.

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Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de pedagogia e Artes Visuais da Unoesc Campus de Videira

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

Vieceli, G., & BENKER, D. J. (2020). A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e25230. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/25230

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos