ALTERNATIVAS PARA APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE FRUTAS – UMA REVISÃO

Autores

  • Rafaela ANSILIERO
  • Nathalia Turkot CANDIAGO
  • Henrique Heckler COMUNELLO
  • Juliana Donadel MORAES
  • Géssica SIMON
  • Edson Luiz de Souza Unoesc

Resumo

Grande parte dos resíduos gerados no processamento de frutas são descartados no meio ambiente. Logo, o aproveitamento destes resíduos poderia contribuir positivamente para a redução dos impactos ambientais e obtenção de produtos com alto valor agregado. Baseando-se nisso objetivou-se realizar uma breve revisão da literatura, elencando os principais resíduos de frutas e alternativas para seu aproveitamento. A revisão literária foi efetuada através da consulta em diversas bases de dados. Estima-se que o consumo brasileiro de frutas processadas passe dos 23 milhões de toneladas, gerando uma imensa quantidade de resíduos que são descartados indevidamente no meio ambiente. Uma das maneiras encontradas para solucionar tal problema foi a produção de farinha a partir de resíduos de polpa, utilização de resíduos do processamento de sementes e cascas para produção de subprodutos para a indústria cosmética e farmacêutica, substrato na produção de fungos, extração de compostos de interesse e carvão ativado. Com base no exposto, há inúmeras aplicações para o reaproveitamento de resíduos agroindustriais de frutas, contribuindo como uma alternativa promissora para inovação nas indústrias, minimizando danos ao meio ambiente e promovendo saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Luiz de Souza, Unoesc

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2010) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fruteiras de Clima Temperado, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia (bebidas).

Downloads

Publicado

2020-08-06

Como Citar

ANSILIERO, R., CANDIAGO, N. T., COMUNELLO, H. H., MORAES, J. D., SIMON, G., & Souza, E. L. de. (2020). ALTERNATIVAS PARA APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE FRUTAS – UMA REVISÃO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e24976. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/24976

Edição

Seção

Área das Ciências Agrárias – Artigos