EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Camila Zanotto UNOESC
  • Marilise Fátima Vaz de Campos UNOESC
  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC

Resumo

O crescimento das organizações e um ambiente de mercado mais exigente surge a necessidade de estratégias que permitam superar os desafios apresentados pelo ambiente competitivo e alcançar as metas e objetivos almejados pela empresa e seus dirigentes. Essas estratégias servirão como norte para a tomada de decisões e delinearão o futuro da organização. Este artigo apresenta conceitos de administração estratégica e evolução do pensamento estratégico, analisando abordagens de cada autor e fazendo releitura cronológica necessária. Os conceitos foram confrontados e analisados visando a absorver a abordagem primária de cada qual dentro de seu contexto. Os autores estudados foram importantes para a evolução do pensamento estratégico, sendo eles Ansoff, Fayol, Certo e Peter, Mintzberg e Porter. As diferenças conceituais demonstram a própria evolução histórica do pensamento estratégico. Ao longo do tempo, o foco migrou do planejamento e resultados para a estratégia em si, fato que mudou o olhar da indústria do processo para a forma de competir no mercado. Entende-se que os autores citados foram fundamentais para a evolução e que uma combinação perfeita de perspectivas traria resultado diferenciado às organizações.

Palavras-Chave: Estratégia. Administração. Evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Zanotto, UNOESC

Egressa do Curso de Administração da UNOESC Videira

Marilise Fátima Vaz de Campos, UNOESC

Egressa do Curso de Administração da UNOESC Videira

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Mestre em Administração pela UFSC (2015). Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina). Trabalhou como consultor organizacional. Diretor e Presidente de ACIAF - Associação Empresarial de Fraiburgo-SC de 2013 a 2017. Atua como Professor para cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Trabalha na Prefeitura Municipal de Fraiburgo como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Zanotto, C., Campos, M. F. V. de, & Torcatto Zanella, L. F. (2017). EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 2, e16109. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/16109

Edição

Seção

ACH Artigos