Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv <p>E-ISSN 2525-4677</p> <p>Publicação contínua – o conteúdo e a revisão do texto são de responsabilidade dos autores.</p> pt-BR <ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li></ol> nilva.silva@unoesc.edu.br (Nilva Maria O. Silva) editora@unoesc.edu.br (Editora Unoesc) ter, 17 dez 2019 14:16:08 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Folha de Rosto https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23682 Editora Unoesc Copyright (c) 2019 Editora Unoesc https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23682 ter, 17 dez 2019 14:11:15 +0000 A LITERATURA INFANTIL ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CIDADÃ COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23706 <p>O presente artigo trata da formação de valores a partir da literatura infantil. A educação volta-se para a necessidade de proporcionar aos alunos da Educação Básica uma formação de valores, que levem a cidadania. É possível perceber que a literatura infantil pode contribuir no processo de formação cidadã dos alunos da educação básica. Uma didática organizada por meio de planos de aula, que busquem proporcionar a consciência crítica e o pensamento de cada um como parte do todo. É importante ainda ressaltar a importância do conhecimento do eu interior para cada criança, ela precisa se reconhecer como parte da sociedade antes de ser cidadão. Esse processo é importante para que a criança seja capaz de selecionar as informações, o conhecimento de seus direitos e deveres, conceitos associados a prática sobre ética, moral, valores e cidadania, através de conhecimentos trabalhados e recriados dentro do ambiente escolar.Por tanto, este projeto busca proporcionar de modo diferenciado a aquisição efetiva da cidadania por meio da literatura infantil enquanto prática pedagógica aos alunos da educação básica.</p> <p>Palavras-chave: Estágio Curricular. Literatura.Cidadania. Pedagogia</p> Marco André Serighelli, Lilian Carla OLIVEIRA, Copyright (c) 2020 Marco André Serighelli, Lilian Carla OLIVEIRA, https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23706 seg, 27 jan 2020 14:28:53 +0000