https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/issue/feed Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira 2020-01-27T14:28:54+00:00 Nilva Maria O. Silva nilva.silva@unoesc.edu.br Open Journal Systems <p>E-ISSN 2525-4677</p> <p>Publicação contínua – o conteúdo e a revisão do texto são de responsabilidade dos autores.</p> https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23682 Folha de Rosto 2019-12-17T14:16:07+00:00 Editora Unoesc editora@unoesc.edu.br 2019-12-17T14:11:15+00:00 Copyright (c) 2019 Editora Unoesc https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23706 A LITERATURA INFANTIL ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CIDADÃ COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2020-01-27T14:28:54+00:00 Marco André Serighelli marco.serighelli@unoesc.edu.br Lilian Carla OLIVEIRA, amililia@hotmail.com <p>O presente artigo trata da formação de valores a partir da literatura infantil. A educação volta-se para a necessidade de proporcionar aos alunos da Educação Básica uma formação de valores, que levem a cidadania. É possível perceber que a literatura infantil pode contribuir no processo de formação cidadã dos alunos da educação básica. Uma didática organizada por meio de planos de aula, que busquem proporcionar a consciência crítica e o pensamento de cada um como parte do todo. É importante ainda ressaltar a importância do conhecimento do eu interior para cada criança, ela precisa se reconhecer como parte da sociedade antes de ser cidadão. Esse processo é importante para que a criança seja capaz de selecionar as informações, o conhecimento de seus direitos e deveres, conceitos associados a prática sobre ética, moral, valores e cidadania, através de conhecimentos trabalhados e recriados dentro do ambiente escolar.Por tanto, este projeto busca proporcionar de modo diferenciado a aquisição efetiva da cidadania por meio da literatura infantil enquanto prática pedagógica aos alunos da educação básica.</p> <p>Palavras-chave: Estágio Curricular. Literatura.Cidadania. Pedagogia</p> 2020-01-27T14:28:53+00:00 Copyright (c) 2020 Marco André Serighelli, Lilian Carla OLIVEIRA,