ANÁLISE ARQUITETÔNICA DO CASTELINHO DE FRAIBURGO (SC)

Autores

  • Miriane Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Julia Petry Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jean Paulo Gusi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lara Lima Felisberto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Merilena Alves de Lima Bueno Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Biasi Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1543-9919

Resumo

O castelinho não é somente uma das obras mais antigas da cidade de Fraiburgo (SC), mas é também, a que mais desperta curiosidade daqueles que visitam a cidade. Com influências francesas, a residência situada num ponto alto e isolado do município, foi a forma encontrada por Roger Marie Gilbert Biau para evitar que sua esposa, Evelyn, retornasse à França. O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise arquitetônica da obra Castelinho, a partir dos seus elementos construtivos. No estudo sobre essa edificação, pôde-se notar que o Castelinho apresenta uma composição eclética com influências do estilo Pitoresco, que também é conhecido como Georgiano ou Tardio, e segue o estilo das casas da Normandia, região da França.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Biasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Downloads

Publicado

19-07-2021

Como Citar

Oliveira, M., Petry, M. J., Gusi, J. P., Felisberto, L. L., Bueno, M. A. de L., & Biasi, J. A. (2021). ANÁLISE ARQUITETÔNICA DO CASTELINHO DE FRAIBURGO (SC). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 6, e28099. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/28099

Edição

Seção

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Artigos