PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Alissa Veluma Vieceli
  • Alana Maria Cherubini
  • Clediane Pittol
  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC

Resumo

Quando se trata de planejamento estratégico, é importante estar claro que este define quem a organização é, e quais os planos para ela no futuro. Nesse contexto, é necessário que todos os níveis da organização estejam engajados e tenham conhecimento dos processos, pois é imprescindível que todos trabalhem pelo mesmo objetivo e que esse processo esteja de acordo com a missão, visão e valores da empresa. É notável que a mudança organizacional é uma consequência do planejamento estratégico. Toda empresa deve estar ciente de que mudanças podem ocorrer, sejam elas planejadas ou não, a empresa deve estar preparada para a adequação, com treinamento e estímulo para a boa prática do plano. Diante disso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e análise crítica para dar ênfase e credibilidade aos conceitos apontados.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Mestre em Administração pela UFSC (2015). Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina). Trabalhou como consultor organizacional. Diretor e Presidente de ACIAF - Associação Empresarial de Fraiburgo-SC de 2013 a 2017. Atua como Professor para cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Trabalha na Prefeitura Municipal de Fraiburgo como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Downloads

Publicado

10-05-2021

Como Citar

Vieceli, A. V., Cherubini, A. M., Pittol, C., & Torcatto Zanella, L. F. (2021). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 6, e27566. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27566

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos