PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

Autores

  • Diovana Gubiani Coser
  • Fernanda Cenci
  • Rosicléia Jaques
  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC

Resumo

Com o surgimento de novos empreendimentos, a necessidade de inovação e adaptação às novas exigências do mercado aumentam consideravelmente, com isso a competição se torna item essencial no mundo das empresas. São poucos os setores em que a competição não interferiu na estabilidade e na dominação dos mercados, e com a crescente inovação no mundo dos negócios, cada vez surgem entrantes, trazendo novas capacidades e desafios. Neste artigo pretendeu-se analisar a possibilidade de tratar o planejamento estratégico empresarial como ferramenta de competitividade. Vale ressaltar que a estratégia empresarial é a direção que a empresa adota para buscar os seus objetivos e garantir sua sobrevivência. Já a competitividade é tida como o fator do sucesso ou do fracasso das organizações empresariais. Ao fim do estudo foi possível concluir que as organizações precisam definir uma estratégia e possuir um planejamento para atingir seus propósitos, tomar decisões, saber aproveitar as oportunidades do mercado, conhecer as ameaças, e isso, consequentemente, a tornará diferente das demais, proporcionando-lhe um diferencial em meio a um mercado tão concorrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Mestre em Administração pela UFSC (2015). Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina). Trabalhou como consultor organizacional. Diretor e Presidente de ACIAF - Associação Empresarial de Fraiburgo-SC de 2013 a 2017. Atua como Professor para cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Trabalha na Prefeitura Municipal de Fraiburgo como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Coser, D. G., Cenci, F., Jaques, R., & Torcatto Zanella, L. F. (2021). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 6, e27564. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27564

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos