A A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE E DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

O presente estudo busca estudar o processo de desenvolvimento humano. A psicomotricidade que visa a trabalhar aspectos social, emocional e motor, mostra que desenvolver a criança como um todo é primordial, uma vez que o movimento psicomotor complementa o trabalho que o professor faz em sala de aula, desde o processo de alfabetização, introdução às sílabas e regras. A psicomotricidade ainda, favorece a formação do equilíbrio para a escrita, com relevânciana aquisição da escrita, na letra da criança, na noção de espaço no caderno entre outros tantos. Tudo isso é um conjunto de ações que a educação infantil e os anos iniciais realizam para alcançar o objetivo da formação integral da criança. Compreendendo a importância do uso da psicomotricidade e da ludicidade como recursos pedagógicos fundamentais, espera-se contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica. Os benefícios do movimento psicomotor orientado na formação da criança são evidentes, e assim, devem ser trabalhados desde a infância, o que não significa que ela não possa ser desenvolvida no decorrer da vida, pois a psicomotricidade  ajuda em todas as fases, a superar limites, medos e frustrações.

Palavras-chave: Pedagogia. Estágio Supervisionado. Psicomotricidade. Ludicidade. Aprendizado.

Biografia do Autor

Geraldo Vieceli, Unoesc - Videira

Coordenador do curso de Pedagogia e Letras-Ingles da Unoesc Campus de Videira

Mestre em Educação pela UNOESC

Doutorando em Educação pela UFPR

Publicado
21-12-2020
Como Citar
Vieceli, G., & Oliveira, G. (2020). A A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE E DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e27126. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27126
Edição
Seção
Área das Ciências da Educação – Artigos