A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES: A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Sibele Maria Albuquerque de Lima
  • Marco André Serighelli

Resumo

O presente trabalho objetivou instigar a leitura e a prática de valores com vistas ao desenvolvimento da afetividade e a melhoria das relações interpessoais no espaço escolar. Quando a criança começa a frequentar a escola, traz consigo sua cultura, que pode ser diferente da adquirida no local. Na interação com o mundo exterior, a escola tem um importante papel, tanto nos processos cognitivos como nos sociais, pois assim, o aluno tende a desenvolver a autonomia, a identidade e a sabedoria. Os valores quando abordados no processo de ensino visam auxiliar o aluno com suas atitudes presentes e futuras. As instituições escolares colaboram com o crescimento individual e coletivo dos alunos, no sentido do desenvolvimento de valores e das relações interpessoais.  A experiência nos estágios possibilitou  vivenciar a teoria e a prática, com muita reflexão sobre as atividades realizadas. Percebeu-se também que a temática de valores proprocionou o ensejo de contribuir para a transformação os alunos em pessoas éticas, onde respeitar as regras, ter a autonomia e  liberdade, são condições para ser um ser humano melhor.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Pedagogia. Educação Básica. Valores. Literatura.

Publicado
15-12-2020
Como Citar
Lima, S. M. A. de, & Serighelli, M. A. (2020). A LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES: A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e27084. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27084
Edição
Seção
Área das Ciências da Educação – Artigos