CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

  • Débora Cristina Sales
  • Camila Regina Rostirola Unoesc

Resumo

O presente artigo busca relatar os resultados das práticas de estágio na educação infantil e no ensino fundamental, cujo objetivo geral foi  estimular a partir da contação de história, a formação integral dos alunos da Educação Básica e, consequentemente, o gosto pela leitura e escrita. Foram realizadas  observações na Educação Infantil e nos anos inicias do Ensino Fundamental, as quaais apontaram a necessidade de desenvolver, na Educação Básica, um trabalho, envolvendo a contação de histórias. A prática de estágio foi realizada no ano de 2019 na Educação Infantil e em 2020 nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, em função da pandemia de Covid- 19, os planos de ensino foram adaptados, tendo em vista que a realização do estágio foi de forma remota. Os resultados alcançados evidenciam que a contação de histórias é uma atividade que vai além do simples ato de contar uma história, ela encanta a criança, estimula a imaginação e a criatividade.

Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Unoesc

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.

 

Projeto Político Pedagógico: Instrumento de melhoria da qualidade educativa?

Publicado
15-12-2020
Como Citar
Sales, D. C., & Rostirola, C. R. (2020). CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e27082. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27082
Edição
Seção
Área das Ciências da Educação – Artigos