LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Thayná Gabriella PADIA
  • Camila Regina Rostirola Unoesc

Resumo

A literatura infantil tem uma importante função na formação do sujeito, pois oportuniza novos conhecimentos para o dia a dia, auxilia na ampliação e melhoria do vocabulário, enriquece a comunicação entre as pessoas e melhora a escrita. Diante desse contexto, o presente artigo busca relatar os resultados das práticas de estágio supervisionado, cujo objetivo geral foi implementar, no contexto da Educação Básica, um trabalho envolvendo a literatura infantil, com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Como instrumentos metodológicos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estratégias didático-pedagógicas, como: contação de histórias, jogos, brincadeiras e atividades interdisciplinares. A prática de estágio foi realizada no ano de 2019 na Educação Infantil e em 2020 nos anos iniciais, no entanto, nesse ano, em função da pandemia de COVID-19, foi possível apenas acompanhar, de forma remota, as atividades desenvolvidas pela professora regente. De forma geral, acredita-se que o hábito de ler contribui para a formação do sujeito, pois auxilia na ampliação e melhoria do vocabulário, enriquece a comunicação entre as pessoas e melhora a escrita.

Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Unoesc

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.

 

Projeto Político Pedagógico: Instrumento de melhoria da qualidade educativa?

Publicado
15-12-2020
Como Citar
PADIA, T. G., & Rostirola, C. R. (2020). LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e27078. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/27078
Edição
Seção
Área das Ciências da Educação – Artigos