REVITALIZAÇÃO DA VINÍCOLA SALTO VELOSO-SC COM A INSERÇÃO DO MUSEU DO VINHO

  • Jociléia Peretti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jociléia Peretti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Biasi Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1543-9919

Resumo

A vinícola da família Bortoli, fundada no ano de 1952 em Salto Veloso, representa um importante símbolo do desenvolvimento da cidade, mas atualmente encontra-se desvalorizado. Este trabalho tem por objetivo elaborar uma pesquisa de anteprojeto para, aproveitando a estrutura existente da vinícola, revitalizar as características dos materiais originais da edificação, manter a área de produção, destinar a novos usos áreas ociosas e integrar novas edificações a serem construídas para agregar área de vivência, lazer e cultura ao empreendimento. A metodologia abordada foi a quantitativa e a qualitativa. Durante o desenvolvimento, ficou evidente a relação da vitivinicultura com a história da cidade e a necessidade de tornar produtivo o terreno da vinícola ao interligá-lo aos setores de cultura e lazer e ao incentivar o turismo cultural. A pesquisa do anteprojeto buscou solucionar essas questões sociais e de infraestrutura reavendo a valorização da vinícola ao propor a inserção do museu do vinho e área de convivência, a qual inclui um espaço gastronômico e de comércio local, uma vez que se constatou que o terreno é apropriado para a implantação da proposta.

Palavras-chave: Patrimônio; Paisagem Cultural; Registro Histórico; Arquitetura Industrial; Vinícola.

Biografia do Autor

Jociléia Peretti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista (Unoesc)

Jociléia Peretti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista (Unoesc)

Juliana Aparecida Biasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Publicado
31-01-2020
Como Citar
Peretti, J., Peretti, J., & Biasi, J. A. (2020). REVITALIZAÇÃO DA VINÍCOLA SALTO VELOSO-SC COM A INSERÇÃO DO MUSEU DO VINHO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e23750. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23750
Edição
Seção
Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Artigos