CASA DE PASSAGEM: PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE NA CIDADE DE VIDEIRA/SC

Resumo

Esta pesquisa aborda o estudo para implantação de uma unidade de Casa de Passagem, na cidade de Videira (SC), para futuro desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico. O edifício visa acolher o público que encontra-se em vulnerabilidade social, tendo em vista que a cidade não dispõe de aparelhos sociais para suprir a demanda evidenciada pelo município. O método utilizado foi de caráter exploratório, com a utilização de referenciais teóricos, sobre os problemas sociais existentes, e quantitativa, onde foram coletados e analisados dados numéricos mediante a quantidade de usuários presentes na cidade de Videira (SC). Como resultado desta etapa é apresentada a escolha do terreno, na cidade de Videira (SC), que atende aos requisitos para a implantação da Casa de Passagem, proporcionando acolhimento aos usuários, recuperação dos vínculos familiares rompidos e a reintegração dos mesmos à sociedade.

Palavras-chave: Arquitetura Social; Inclusão Social; Seguridade Social; Videira; Santa Catarina.

Biografia do Autor

Bruna Testa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista (Unoesc)

Juliana Aparecida Biasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Publicado
30-01-2020
Como Citar
Testa, B., & Biasi, J. A. (2020). CASA DE PASSAGEM: PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE NA CIDADE DE VIDEIRA/SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e23748. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23748
Edição
Seção
Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Artigos