CENTRO CERIMONIAL

CEMITÉRIO VERTICAL EM ERVAL VELHO (SC)

Resumo

Os cemitérios passaram por diversas modificações no decorrer dos anos. Atualmente são vistos como grandes vilões em relação ao meio ambiente. Este estudo teve como objetivo a pesquisa teórica e in loco acerca de cemitérios e cemitérios verticais a fim da escolher um terreno na cidade de Erval Velho (SC)  para o desenvolvimento futuro de um projeto arquitetônico. Nas pesquisas levou-se em consideração os impactos sociais, culturais, econômicos, urbanísticos e especialmente os ambientais dos cemitérios horizontais e verticais. Através do referencial teórico ficou evidente a necessidade de mudanças, surgindo como solução os cemitérios verticais. Verificando as legislações pertinentes, federal, estadual, bem como a legislação municipal de Erval Velho. Com a análise do cemitério no município de Erval Velho e cidades vizinhas, comprovou-se a situação de caos que se faz presente na região, que não cumprem as legislações vigentes e tornando-se potenciais poluentes do meio ambiente. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de projeto que atenda às legislações e à demanda crescente.

Palavras-chave: Cemitérios. Impactos. Cemitério Vertical. Erval Velho.

Biografia do Autor

Ana Caroline Mocelin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista (Unoesc)

Juliana Aparecida Biasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Publicado
29-01-2020
Como Citar
Mocelin, A. C., & Biasi, J. A. (2020). CENTRO CERIMONIAL: CEMITÉRIO VERTICAL EM ERVAL VELHO (SC). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e23746. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23746
Edição
Seção
Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Artigos