A LITERATURA INFANTIL ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CIDADÃ COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Marco André Serighelli
  • Lilian Carla OLIVEIRA,

Resumo

O presente artigo trata da formação de valores a partir da literatura infantil. A educação volta-se para a necessidade de proporcionar aos alunos da Educação Básica uma formação de valores, que levem a cidadania. É possível perceber que a literatura infantil pode contribuir no processo de formação cidadã dos alunos da educação básica. Uma didática organizada por meio de planos de aula, que busquem proporcionar a consciência crítica e o pensamento de cada um como parte do todo. É importante ainda ressaltar a importância do conhecimento do eu interior para cada criança, ela precisa se reconhecer como parte da sociedade antes de ser cidadão. Esse processo é importante para que a criança seja capaz de selecionar as informações, o conhecimento de seus direitos e deveres, conceitos associados a prática sobre ética, moral, valores e cidadania, através de conhecimentos trabalhados e recriados dentro do ambiente escolar.Por tanto, este projeto busca proporcionar de modo diferenciado a aquisição efetiva da cidadania por meio da literatura infantil enquanto prática pedagógica aos alunos da educação básica.

Palavras-chave: Estágio Curricular. Literatura.Cidadania. Pedagogia

Publicado
27-01-2020
Como Citar
Serighelli, M. A., & OLIVEIRA, L. C. (2020). A LITERATURA INFANTIL ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CIDADÃ COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 5, e23706. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23706
Edição
Seção
Área das Ciências da Educação – Artigos