A ARQUITETURA ESCOLAR COMO ALIADA DO ENSINO PARA INCENTIVO DOS JOVENS À PERMANÊNCIA NO CAMPO

Autores

  • Andressa Spricigo
  • Tulainy Parisotto Unoesc
  • Michelle Ribeiro
  • Jeferson Eduardo Suckow
  • Inara Pagnussat Camara

Resumo

O agronegócio sustenta a economia de Arroio Trinta/SC, e a região meio oeste, porém, em virtude do êxodo rural, tem-se a necessidade de incentivar os jovens do campo quanto à permanência nas propriedades. Dessa forma, o presente artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida, que embasa a elaboração do anteprojeto arquitetônico para uma instituição de ensino agrícola, a ser implementada no município. Neste contexto, o estudo busca elaborar uma proposta funcional, de acordo com a realidade da região, e em conformidade com as legislações vigentes. Para embasamento foram realizadas pesquisas de referencial teórico, a fim de justificar a escolha do tema. Dessa forma, por ser uma análise de caráter exploratório, buscou-se estudos de casos que relacionam-se com a proposta, a fim de contribuir na elaboração do programa de necessidades, organograma e fluxograma. Por fim, analisadas as informações, o estudo desenvolvido prevê a implantação do edifício em um terreno localizado na Linha Aparecida, zona rural de Arroio Trinta, com aproximadamente 483.009,00 m², o qual, além de atender ao programa de necessidades, possibilita à adoção de amplos espaços verdes, incentivando atividades com a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Spricigo

Acadêmica do  urso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Tulainy Parisotto, Unoesc

Arquiteta e Urbanista (Unochapecó); Especialista em Arquitetura Comercial e Sustentabilidade em Edificações (Unochapecó); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Unoesc); Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Unoesc); Professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

Spricigo, A., Parisotto, T., Ribeiro, M. ., Suckow, J. E. ., & Pagnussat Camara, . I. . (2019). A ARQUITETURA ESCOLAR COMO ALIADA DO ENSINO PARA INCENTIVO DOS JOVENS À PERMANÊNCIA NO CAMPO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 4, e23395. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/23395

Edição

Seção

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Artigos