AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE 2 A 6 NOS DA ESF FLORESTA NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA –SC

Autores

  • Liziane Cassia Carlesso Unoesc
  • Aline Zaboni Unoesc
  • Thais Volpatto Unoesc

Resumo

Os hábitos alimentares na infância são de suma importância, pois têm grande interferência na saúde do indivíduo, podendo ter consequências durante toda a vida. Este trabalho buscou avaliar o estado nutricional de crianças de uma ESF no Município de Videira SC. Participaram do estudo 106 indivíduos com idades entre 2 e 6 anos. Foram avaliados os índices antropométricos, Peso/Idade, Peso/Estatura e Estatura/Idade. Os dados foram analisados através das curvas propostas pela World Health Organization (2006). Houve prevalência de eutrofia através das avaliações pelos três índices. Ao avaliar o Percentil de Peso/Idade e Peso/Estatura, para se analisar os índices de sobrepeso, teve-se 10% (n=6) do sexo masculino e 8,7% (n=4) do sexo feminino, e 5% dos meninos (n=3), e 19,6% (n=9) das meninas, respectivamente.  Em contrapartida, os índices de indivíduos que aprentaram baixo peso quando avaliados pelos três vieses foram consideráveis baixos. Diante do exposto, faz-se necessário a presença do Profissional Nutricionista para um acompanhamento permanente nessa parcela da população, uma vez que os riscos nutricionais aparecem na infância, e práticas de educação nutricionais são de extrema importância para a promoção da saúde.

Palavras-chave: Avaliação nutricional; Antropometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZAMBUJA, Ana Paula de Oliveira et al. Prevalência de sobrepeso/obesidade e nível econômico de escolares. Revista Paulista de Pediatria, v 31, p.170 2013.

BERTIN, Renata Labronici. et al., Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista Paulista de Pediatria, v. 28, n. 3, p. 307. 2010.

Bronhara Bruna. Estado nutricional de órfãos por aids ou homicídios residentes no município de São Paulo. [dissertação] São Paulo (SP): Programa de pósgraduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública; 2009.

CARVALHO, Ivana Lopes; et al. Estado nutricional de escolares da rede pública de ensino. Revista Rene. v.15, n.2, p. 291, 2014.

CHAGAS, Deysianne Costa das et al. Prevalência e fatores associados à desnutrição e ao excesso de peso em menores de cinco anos nos seis maiores municípios do Maranhão. Revista Brasileira Epidemiológica. p 151 a 155, 2013.

FERREIRA, Cristiane B et al. Sobrepeso e obesidade em crianças de escolas públicas de Taguatinga, Distrito Federal. Educação Física em Revista – EFR. v. 8, n. 1, p. 60-62. 2014.

FONSECA. Poliana Cristina de Almeida. Fatores associados o estado nutricional e velocidade média de crescimento de crianças de uma coorte nos seis primeiros meses de vida. 107 f. dissertação (PósGraduação em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, 2015.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Carlesso, L. C., Zaboni, A., & Volpatto, T. (2018). AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE 2 A 6 NOS DA ESF FLORESTA NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA –SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 3, e18958. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/18958

Edição

Seção

ACET Artigos