ELABORAÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL COM SUCO E AROMA NATURAL DE MAÇÃ

Autores

  • Francine Kruchinschi Bandieri
  • Paloma Varisa
  • Robson Sutil
  • Tainara Padilha de Oliveira
  • Vinicius Calliari
  • Hudson Couto do Amparo
  • Fabiana Andreia A. S. M. Soares UNOESC
  • Edson Luiz de Souza

Resumo

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. Estando bem relacionada com festividades e comemorações, essa bebida contém uma variedade de compostos bioativos, vitaminas e minerais, capazes de promover benefícios, quando a sua ingestão é feita de maneira moderada.
O mercado está a cada dia buscando produtos diferenciados e até
exclusivos. Surge assim, o campo das cervejas artesanais. Observa-se um aumento considerável pela procura e desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos na área de alimentos e, no caso da cerveja, a presença de produtos diferentes dos que seguem a Lei da Pureza Alemã. O objetivo foi desenvolver uma formulação de cerveja artesanal do estilo witbier com aroma e suco natural de maçã. As witbier são geralmente vendidas como
acompanhamento para sobremesas. Seu aroma e sabor são
agradavelmente cítricos e secos. Foram realizadas análises físico-químicas (pH, teor alcoólico, acidez total, acidez volátil, acidez fixa, cinzas, extrato real, extrato primitivo e açúcares totais) e microbiológias (contagem total padrão, contagem de fungos e leveduras, contagem de enterobactériase contagem de Staphilococcus aureus), estando de acordo com a legislação.
Foram realizados, também, testes de aceitação sensorial (aparência global, sabor, cor, aroma, amargor, carbonatação, espuma, doçura), apresentando resultados satisfatórios, sendo a formulação com 0,8% de suco concentrado de maçã e 0,5 % de aroma natural de maçã a de melhor aceitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Andreia A. S. M. Soares, UNOESC

Doutora em Ciência dos Alimentos

Downloads

Publicado

2018-04-06

Como Citar

Bandieri, F. K., Varisa, P., Sutil, R., de Oliveira, T. P., Calliari, V., do Amparo, H. C., Soares, F. A. A. S. M., & de Souza, E. L. (2018). ELABORAÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL COM SUCO E AROMA NATURAL DE MAÇÃ. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 3, e12984. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/16376

Edição

Seção

ACET Resumos