EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

  • Camila Zanotto UNOESC
  • Marilise Fátima Vaz de Campos UNOESC
  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC

Resumo

O crescimento das organizações e um ambiente de mercado mais exigente surge a necessidade de estratégias que permitam superar os desafios apresentados pelo ambiente competitivo e alcançar as metas e objetivos almejados pela empresa e seus dirigentes. Essas estratégias servirão como norte para a tomada de decisões e delinearão o futuro da organização. Este artigo apresenta conceitos de administração estratégica e evolução do pensamento estratégico, analisando abordagens de cada autor e fazendo releitura cronológica necessária. Os conceitos foram confrontados e analisados visando a absorver a abordagem primária de cada qual dentro de seu contexto. Os autores estudados foram importantes para a evolução do pensamento estratégico, sendo eles Ansoff, Fayol, Certo e Peter, Mintzberg e Porter. As diferenças conceituais demonstram a própria evolução histórica do pensamento estratégico. Ao longo do tempo, o foco migrou do planejamento e resultados para a estratégia em si, fato que mudou o olhar da indústria do processo para a forma de competir no mercado. Entende-se que os autores citados foram fundamentais para a evolução e que uma combinação perfeita de perspectivas traria resultado diferenciado às organizações.

Palavras-Chave: Estratégia. Administração. Evolução.

Biografia do Autor

Camila Zanotto, UNOESC
Egressa do Curso de Administração da UNOESC Videira
Marilise Fátima Vaz de Campos, UNOESC
Egressa do Curso de Administração da UNOESC Videira
Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC
Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Mestre em Administração pela UFSC (2015). Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina). Trabalhou como consultor organizacional. Diretor e Presidente de ACIAF - Associação Empresarial de Fraiburgo-SC de 2013 a 2017. Atua como Professor para cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Trabalha na Prefeitura Municipal de Fraiburgo como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Publicado
22-11-2017
Como Citar
Zanotto, C., Campos, M. F. V. de, & Torcatto Zanella, L. F. (2017). EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 2, e16109. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/16109
Edição
Seção
ACH Artigos