TENDÊNCIAS E ALTERNATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Lindomar Palmera Unoesc
  • Thomas MatHeus Philippus
  • Ederlei Aparecida Zago

Resumo

As constantes atividades envolvendo a educação física no meio escolar
vêm possibilitando ainda mais a interação entre professores, alunos e o
âmbito escolar. Como comum, a educação física tem em sua área de
atuação uma possibilidade enorme de compactar atividades que envolvem
as pessoas em participações conjuntas, atraindo a sociedade. No
componente curricular de Estágio Supervisionado II realizou-se um projeto
abarcando a educação física e outras disciplinas na escola E.E.B. São José
de Fraiburgo SC, realizando competição de carrinhos de rolimã, incluindo
coordenação de curso junto com a direção da escola, professores; e a
disciplina de educação física com atividades cooperativas, participativas,
interativas, o jogo competitivo e socializado, práticas de socialização e
saúde, e a disciplina de física com o estudo da força, atrito e velocidade. O
evento foi realizado fora do âmbito escolar abrangendo a comunidade com
outros participantes, segurança pública e familiares, pilares essenciais na
construção da educação.

Referências

BONATTO, Andréia et. al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. Revista IX

ANPED SUL Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012.

CHAVES, Eduardo. Tecnologia e educação: o futuro da escola na sociedade

da informação. Campinas/SP. Editora Mindware. 1998.

DARIDO, Suraya Cristina et. al. Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e

Ações. MOTRIZ - Volume 5, Número 2, Dezembro/1999.

MARTINELLI, Camila Rodrigues et al. Educação Física no Ensino Médio:

motivos que levam as alunas a não gostarem de participar das aulas. Revista

Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2006, 5(2):13-19.

OLIVEIRA, Vanessa Duarte de; ALBUQUERQUE, Luiz Rogério. Esportes

Complementares na Educação Física Escolar do Ensino Médio. X Congresso

Nacional de Educação – EDUCERE,I Seminário Internacional de

Representações Sociais, Subjetividades e Educação. Curitiba PR. 7 à 10 de

novembro de 2011.

SANTOS, et. al. O resgate das brincadeiras tradicionais para o ambiente

escolar. Revista Movimento & Percepção, Espirito Santos do Pinhal, SP, v.10.

Publicado
05-07-2017
Como Citar
Palmera, L., Philippus, T. M., & Zago, E. A. (2017). TENDÊNCIAS E ALTERNATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 2, e13800. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/13800
Edição
Seção
ACV Inserção na comunidade