PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS DO PRIMEIRO A TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC

Autores

  • Mônica Frighetto UNOESC campus de Videira
  • Nei Santin UNOESC
  • Eloísa Da Silva UNOESC

Resumo

Enteroparasitoses representam sérios problemas de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. Quando associadas à má nutrição podem ser responsáveis pela dificuldade de aprendizado de crianças. O período escolar detém a faixa etária com as maiores taxas de prevalência de parasitas intestinais. Objetivou-se analisar a prevalência de parasitoses em crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental de escola pública em Videira, SC.  Métodos: os exames coproparasitologicos foram realizados em 60 crianças de ambos os sexos. As amostras foram coletadas com o auxilio dos pais, em frascos apropriados, após reunião para assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e explicação de como deveria ser a coleta. As amostras foram conservadas a temperatura de 4ºC e processadas por meio da técnica de sedimentação espontânea. Resultados: Os exames parasitológicos mostraram que 21,67% das crianças estavam parasitadas por enteroparasitas ou parasitas comensais. O poliparasitismo foi de 7,7%.  Ovos de Ascaris lumbricóides estiveram presentes em 30,77% das amostras. Conclusão: Parasitoses intestinais continuam representando problema de saúde pública, principalmente em crianças e em áreas precárias.

Palavras-chave: Enteroparasitoses. Prevalência. Crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE CR; ALBERTON EH; BUDNI P. Ocorrência de enteroparasitoses em pacientes com transtorno mental do hospital de custódia e tratamento psiquiátrico de Florianópolis, Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina 2002; 38.

BASSO RMC; RIBEIRO RTS; SOLIGO DS; RIBACKI SI, Jacques SMC; ZOPPAS BCA. Evolução da prevalência de parasitoses intestinais em escolares em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 2008; 41.

CIMERMAN B; CIMERMAN S. Parasitologia humana e seus fundamentos gerais. Atheneu 2002.

FERREIRA FF; ARAÚJO A. Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. Guanabara Koogan 2006; 41:263-268.

FERREIRA JR, VOLPATO F; CARRICONDO FM; MARTINICHEN JC; LENARTOCIZ V. Diagnóstico e prevenção de parasitoses no reassentamento São Francisco, Cascavel, Paraná. Revista Brasileira de Análises Clínicas 2004; 34:145-146.

GONÇALVEZ ALR; BELIZÁRIO TL; PIMENTEL JB; PENATTI MPA; PEDROSO RS. Prevalence of intestinal parasites in preschool children in the region of Uberlândia, state of Minas Gerais, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 2011; 44:191-193.

MACEDO MFM; ANDRADE, SMS; MARTINS CS; FRANCO AR; MACEDO P, LIMA, LB; BELEN AC. Helmintíases em pré-escolares de uma escola pública no município de Manaus, Amazonas, Brasil. Boletim da Saúde 2008; 22:39-47.

MAKIYAM ML; TSCURTSCHENTHALERB NN. Prevalência e importância do diagnóstico das doenças enteroparasitárias por helmintoses em crianças e adolescentes de 5 a 15 anos no programa eureca II, da cidade de Cascavél, Paraná. Revista Laes & Haes 2010; 185:126-142.

MAMUS CNC; MOITINHO AC; GRUBE CC; MELO EM; WEILER EB; ABREU CA, et al. Enteroparasitoses em um centro de educação infantil do município de Iretama, Paraná. Revista Saúde e Biologia 2008; 3:39-44.

MARQUES SM; BANDEIRA C, QUADROS RM. Prevalência de enteroparasitoses em Concórdia, Santa Catarina, Brasil. Parasitol. Latinoam 2005; 60:1-2.

NEVES DP; MELO AL; GENARO O; LINARDI PM. Parasitologia humana. Atheneu 2004; 9.

FERREIRA UM; FORONDA AS; SCHUMAKER TTS. Fundamentos biológicos da parasitologia humana. Manole 2003; 1.

OLIVEIRA GR, Blackbook pediatria. Black Book 2005; 3.

PIAZZA J. Apostila de parasitologia 1999.

PRADO MS; BARRETO ML; STRINA A; FARIA JAS; NOBRE AA; JESUS SR. Prevalência e intensidade da infecção por parasitas intestinais em crianças na idade escolar na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 2001; 34:99-101.

SILVA JVL. Parasitoses, estudo nutricional, consumo alimentar e indicadores sociais em crianças e adolescentes residentes de uma área de invasão em Maceió, Alagoas. Dissertação Universidade Federal de Alagoas 2008.

SILVA MTN; PONTES A; ARAGÃO P; ANDRADE J; NETO JT. Prevalência de parasitas intestinais em crianças, com baixos indicadores socioeconômicos, de Campina Grande, Paraíba. Revista Baiana de Saúde Pública 2005; 29:121-125.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Frighetto, M., Santin, N., & Da Silva, E. (2016). PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS DO PRIMEIRO A TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 1, e12259. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/12259

Edição

Seção

ACV Artigos