LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Vanessa Wegner Agostini Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar as finalidades que os professores de ciências do ensino fundamental atribuem à utilização do laboratório didático e, se ao utilizarem esse espaço de aprendizagem, realizam atividades de experimentação didática. Como amostra, foram selecionados 08 professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede estadual de ensino, do meio-oeste catarinense que possuíam, em suas unidades de ensino, laboratório didático ou laboratório didático móvel. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada. A análise das respostas dos sujeitos da pesquisa ressalta que estes, atribuem grande importância às aulas no laboratório, e ao planejar as aulas neste espaço, apresentam como principais finalidades, complementar a teoria com a prática, motivar os alunos e oportunizar diferentes formas de aprendizagem. Apesar de haver uma preocupação destes professores em realizar atividades práticas utilizando o laboratório, não foi identificado nenhuma atividade de experimentação didática, o que poderia contribuir para o aprendizado.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Agostini, V. W., & Trevisol, M. T. C. (2016). LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 1, e12003. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/12003

Edição

Seção

ACH Artigos