PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA ATIVIDADE DE COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE PINHALZINHO – SC.

Autores

  • Alana Gabriela Moretti
  • Julia Cristina Dos Santos
  • Lediani Mohr Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Aurea Brustolin Molinet

Resumo

A contabilidade foi vista durante muito tempo como um sistema de informações tributárias, mas sua função está muito além, ela representa uma ferramenta necessária para a gestão dos empresários com informações precisas que contribuem no processo de tomada de decisão de maneira eficiente. O objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar e compreender a percepção dos gestores das micro e pequenas empresas da atividade de comércio do município de Pinhalzinho em relação ao profissional contábil. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 23 questões, aplicado a todas as micro e pequenas empresas da atividade de comércio do município de Pinhalzinho – SC. A pesquisa se enquadra pelo método descritivo e os dados foram apresentados por meio de análise qualitativa que visa explorar e entender as percepções dos respondentes. Os resultados obtidos indicam a evolução do profissional contábil na forma de prestar os serviços as empresas. Sua importância foi observada de modo significativo nas empresas, com a valorização das atividades desenvolvidas e a contribuição das informações na tomada de decisão.

Palavras-chave: Profissional contábil. Gestores. Percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Moretti, A. G. ., Dos Santos, J. C., Mohr, L., & Brustolin Molinet, A. . (2022). PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA ATIVIDADE DE COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE PINHALZINHO – SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e30417. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/30417

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos