PROJETO MOVIMENTE-SE: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Autores

  • Sandra Fachineto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Silvia Albani Roncato
  • Cristian Lucas da Silva Raffel
  • Elizandro Falkoski
  • Guilherme Oliveira dos Santos
  • Katiane Fraporti

Resumo

Esta experiência faz parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) que ocorre na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, visando oportunizar aos acadêmicos Bolsistas a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do cotidiano escolar, em especial na disciplina de Educação Física. Em um primeiro momento foi planejado e organizado um projeto de intervenção denominado "Movimente-se: atividade física, saúde e qualidade de vida" a fim de contribuir neste período da Pandemia com a saúde das crianças e jovens. Uma dupla de Pibidianos juntamente com a professora supervisora da escola organizaram de forma remota, a partir de plano de aula e vídeos, atividades para os alunos da pré escola e 1° ao 5° ano enquanto outra dupla de Pibidianos articulou atividades do 6° ao 9° ano. Para as crianças da pré-escola e 1° ao 5° deveriam desenhar e pintar formas geométricas (quadrado, triângulo, círculos...) fixá-las no chão. A atividade é feita em duplas colando as figuras geométricas uma de frente para a outra, como se fosse um espelho. A primeira criança pula com os dois pés em uma determinada sequência, por exemplo, no círculo, quadrado e retângulo. Na sequência, o espelho (sua dupla), deverá fazer a mesma sequência e depois inverte-se os papéis.  Já para as turmas do 6° ao 9° ano as atividades propostas foram relacionados ao equilíbrio, saltos laterais, corridas e prancha abdominal frontal, executadas em forma de circuito. Os principais resultados obtidos mostram que atividades desenvolvidas de forma lúdica trabalham os aspectos cognitivos e motores das crianças além de estimular as capacidades motoras de jovens como o equilíbrio, força muscular e resistência aeróbia fazendo os alunos se movimentarem. Conclui-se que ser ativo fisicamente reduz o risco de sobrepeso, obesidade e de doenças associadas estimulando a criação de hábitos de vida saudáveis e é conseguido mediante a implementação de programas de atividade física, fruto do planejamento de ações em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Fachineto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do curso de Educação Física e de Fisioterapia da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Fachineto, S., Albani Roncato, S., Lucas da Silva Raffel, C., Falkoski, E., Oliveira dos Santos, G., & Fraporti, K. (2020). PROJETO MOVIMENTE-SE: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 5, e26953. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/26953

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos expandidos